segunda-feira, 15 de março de 2010

A origem da palavra "Lésbica"

A origem da palavra "Lésbica" O termo "lésbica" é derivado da interpretação dos poemas de Safo, cuja poesia foi tida por amor sexual de preferência do que amor emocional ou platônico entre ela e outras mulheres. Graças a tal associação, Lesbos e especialmente a cidade de Eresos, lugar de nascimento de Safo, são visitadas freqüentemente por turistas lésbicas. Safo: Foi uma poetisa grega que viveu na cidade lésbia de Mitilene, foi muito respeitada e apreciada durante a Antiguidade.No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos. A história de Safo é um tanto controversa,e muito do que se diz ao seu respeito é lenda,inclusive seu relacionamento com mulheres. A escola de Safo_O amor em Lesbos Concebeu Safo uma escola para moças, onde lecionaria a poesia, dança e música - considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História. Ali as discípulas eram chamadas de hetairai (amigas) e não alunas... E a mestra apaixona-se por suas amigas, todas... dentre elas, aquela que viria a tornar-se sua maior amante, Atis - a favorita, que descrevia sua mestra como vestida em ouro e púrpura, coroada de flores. Mas Atis apaixona-se por um moço e, com ciúmes, Safo dedica-lhe os versos: "Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado, te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer dentro do meu peito! Pois basta que, por um instante, eu te veja para que, como por magia, minha voz emudeça; sim, basta isso, para que minha língua se paralise, e eu sinta sob a carne impalpável fogo a incendiar-me as entranhas. Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas soa-me aos ouvidos; o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...) A morte de Safo Sua morte também é controversa, muitos dizem que Safo cometeu suicidio, alguns escritores e estudiosos dão Safo como tendo atingindo a velhice. Ocerto é que não se sabe como nem quando ela morreu, sendo considerada por alguns a maior de todas as poetisas. Assim como Homero era conhecido como "o Poeta", Safo era conhecida como "a Poetisa". Há quem afirme serem nove as musas. Que erro! Pois não vêem que Safo de Lesbos é a décima? ( Platão) Então é isso meninas, quando chamarem vocês de sapatão,fanchona.general,mulher macho etc....etc...etc. Digam com todo orgulho isso não,sou LÉSBICA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário