Judy Garland (Grand Rapids, Minnesota, 10 de junho de 1922 - Londres, 22 de junho de 1969), nascida Frances Ethel Gumm, foi uma atriz estadunidensecantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais. considerada por muitos uma das maiores estrelas
Através de uma carreira que se estendeu por 45 dos seus 47 anos de vida, Garland atingiu o estrelato internacional como atriz em papéis musicais e dramáticos, como uma artista de gravação e no palco de concertos. Respeitada por sua versatilidade, ela recebeu um prêmio da Academia Juvenil, ganhou um Golden Globe Award para Melhor Atriz (comédia ou musical) em cinema, recebeu o Prémio Cecil B. DeMille por seu trabalho em filmes, bem como prêmios Grammy e um Tony Award especial.
Judy Garland talvez seja a personificação do arquétipo da diva gay. Viciada em barbitúricos, as bees dos anos 50 identificaram-se com sua batalha interna entre a solidão e a sobrevivência. Nos Estados Unidos, dizer que era amigo da Dorothy, alusão a seu papel em "O Mágico de Oz", era uma maneira de assumir-se de maneira discreta para uma paquera, desde que este também conhecesse a expressão. A atriz imediatamente chamou a atenção nos quatro primeiros filmes de sua carreira, mas não se tornou uma verdadeira estrela até encarnar a garotinha dos sapatinhos de rubi em 1939. Foi esse papel que lhe rendeu um Oscar e trouxe a associação com a música que leva seu rosto até hoje, "Over the Rainbow", um hino gay. Judy foi "dependente" de homens e drogas. Casou-se cinco vezes, sendo que com o diretor Vincent Minelli teve uma filha, Liza Minelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário