Século 19
Wu Tsao nasceu por volta de 1800, seu ano de nascimento e morte são incertas. Ela era a filha de um comerciante e casou com um comerciante de si mesma. Suas experiências com estes homens não foram positivos, e ela procurou a companhia das mulheres, como amigos e como amantes. Ela escreveu poemas eróticos com cortesãs, criando passagens líricas sem pejo cheio de doçura de saudade.
Ela era poeta China lésbicas grande, e ela era popular, enquanto ela viveu, suas músicas cantadas por toda a China. Sua poesia apresenta uma variedade de tópicos, ao contrário de outros poetas, as mulheres de seu tempo. Essa versatilidade, combinada com o estilo casual e tom pessoal, provavelmente contribuiu para sua popularidade.
Mais tarde na vida, Wu Tsao mudou-se para o isolamento e se tornou uma sacerdotisa taoísta.
Em relação ao Wu Tsao, Kenneth Rexroth escreve: "Ela é um dos grandes poetas de todos os tempos Lésbicas, talvez não tão grande como Safo, mas certamente maior do que qualquer dos modernos". De acordo com a Rexroth, Wu Tsao é geralmente considerado como o poeta terceira mulher da China, depois de Li Ch'ing-chao e Shu Chu-ch & ecircn, e com Ne-lan Hsin-tê como um dos dois poetas tz'u líder do Ching (Manchu) Dinastia.
Dada a qualidade do trabalho de Wu Tsao e sua história, é perturbador descobrir que seu nome raramente aparece nos perfis dos poetas ocidentais, e ela não está incluído nas discussões literárias da tradição poética lésbicas.
Nota do Editor: Encontrar informações sobre Wu Tsao provou extremamente desafiador, Kenneth Rexroth (que traduziu seu trabalho) desde que os recursos apenas neste poeta. Pesquisas Biblioteca têm provado até agora infrutíferos. Se você souber de quaisquer outras fontes de informação sobre Wu Tsao, por favor, me escreva com mais detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário