segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vange Leonel

Vange Leonel (São Paulo, 4 de maio de 1963) é uma cantora, compositora e escritora brasileira Lançou seu primeiro disco "Nau" pela CBS em 1987, quando cantava na banda de rock pesado Nau. Participou com o Nau da coletânea independente "Não São Paulo II", pelo selo Baratos Afins. Em 1991, lançou seu primeiro LP solo "Vange" pela Sony Music, início de sua parceria com a jornalista Cilmara Bedaque. Foi com esse LP que alcançou os primeiros lugares das paradas de sucesso de todo o país com a música "Noite Preta" (Vange Leonel - Cilmara Bedaque), tema de abertura da novela da TV Globo, "Vamp". Participou da coletânea "O Início, o Fim e o Meio", em homenagem a Raul Seixas, também pela Sony. Em 1992, recebeu o Prêmio Sharp de música como revelação de Pop/Rock. Em 1995, lançou o CD "Vermelho", pela gravadora independente Medusa Records.

No mesmo ano de 1995, assumiu publicamente sua homossexualidade e retomou seu contato com o ativismo LGBT (Vange iniciou seu contato com o movimento gay em 1981, quando fez parte do grupo LF - Lésbico Feminista -, formado por lésbicas identificadas com o feminismo). De 1997 a 2000 foi colunista da "Sui Generis", revista mensal de circulação nacional direcionada ao público gay. Atualmente escreve a coluna Bolacha Ilustrada, do e-zine CIO, no site do Mix Brasil e, quinzenalmente, assina a coluna GLS da Revista da Folha, encarte dominical do jornal Folha de S. Paulo.

Em junho de 2000 estreou sua primeira peça, "As Sereias da Rive Gauche", no Centro Cultural São Paulo, com direção de Regina Galdino. Em março de 2006 estreou sua segunda peça, "Joana Evangelista", encenada pelo grupo de teatro "Os Satyros".

Publicou os livros "Lésbicas" (1999), pela editora Velocípede, para adolescentes; "Grrrls - Garotas Iradas" (2001), pela Edições GLS, uma compilação dos textos escritos para a "Sui Generis" e mais textos inéditos; "As Sereias da Rive Gauche" (2002), pela Editora Brasiliense, com o texto integral da peça; "Balada para as Meninas Perdidas" (2003), pelas Edições GLS, seu primeiro romance/ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário