Lister foi um abastada fazendeira Yorkshire, diarista e viajante que é freqüentemente chamado de "a primeira lésbica moderna" para o seu auto-conhecimento claro e abertamente lésbica estilo de vida . Fred Chamado por seu amante e "Gentleman Jack "por residentes de Halifax, ela sofreu assédio gravadas para a sua sexualidade, e reconheceu sua semelhança com as Senhoras de Llangollen. Suas revistas codificados gravar seu cotidiano, romances, e seduções, bem como seu rigoroso programa de estudo. Ela também viajou extensamente.
Ela era uma senhora rural que dirigiu a renovação e paisagismo de Shibden Hall, perto de Halifax, no West Riding de Yorkshire. Ela herdou o salão de seu tio.
Vida
Anne era filha de Jeremy Lister, que como um homem jovem em 1775, serviu no Regimento de Infantaria 10 britânico nas batalhas de Lexington e Concord. Ele escreveu um relato detalhado dos acontecimentos do dia, cujo original é mantida em Shibden Hall.
Durante sua vida, ela escreveu um diário de quatro milhões de palavras. Cerca de um sexto do diário é criptografada e descreve de forma muito detalhada sua natureza lésbica e assuntos.
Seu affair com uma rica herdeira, Ann Walker, era uma história de prestígio local e seu eventual casamento com Anne altamente incomum.
Durante sua vida ela adaptado Shibden Hall bastante significativa para seu próprio projeto e participou em muitas actividades que não eram percebidos como norma para damas, como proprietária de uma mina.
Em 1830, viajando pela França, ela foi a primeira mulher a fazer a ascensão do Mont Perdu, no [Pirenéus 2]. Em 1838, ela voltou para Pirinéus com Ann Walker e completou o primeiro "ascensão" oficial "do Vignemale (3.298 m) . Ela era conhecida na França como Ann Lister ou Lady Lister só para esta realização.
Ela morreu de febre no Koutais (agora Kutaisi, na Geórgia), enquanto viajava com Ann Walker [4]. Walker tinha seu corpo embalsamado e trazido de volta à Inglaterra, onde está enterrado na Igreja Paroquial, Halifax, West Yorkshire.
cotações Notáveis
"Eu te amo e só o amor o sexo mais justo e, portanto, amados por eles, por sua vez, se revolta meu coração de amor, mas qualquer deles." - Anne Lister, Revistas, 29 out 1820 [5]
"Mas meus modos são certamente peculiar, nem todos masculinos, mas sim suavemente cavalheiro-like. Eu sei como agradar esta donzela minha." - Anne Lister, Revistas, 1820 [6]
[Editar] Na cultura popular
Em um casamento, um episódio de 1994 da BBC Two documentário dramatizado série uma saia com a história sobre a vida Lister, ela foi interpretada por Julia Ford.
Em 2010, a BBC Two irá ao ar uma produção baseada na vida de Lister, O Diário Secreto de Miss Anne Lister, estrelado por Maxine Peake no papel-título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário