sábado, 10 de dezembro de 2011

Johanna Sigurdardottir

Quando ela assumiu o Governo da Islândia Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, foi à primeira autoridade gay a governar um país. Atual ministra da Ação Social de seu país, ela vai substituir o ex- premiê Geir Haarde, que se afastou do cargo na segunda-feira (26), após intensos protestos da população por conta dos graves reflexos da crise financeira global na economia islandesa.

A futura primeira-ministra nasceu na capital da Islândia, Reykiavik, e trabalhou como aeromoça da companhia aérea Loftleidir. Tornou-se ministra da Ação Social em 1987, e posteriormente passou a fazer parte também do Comitê da Indústria e do Comitê dos Assuntos Exteriores do governo islandês.

Casada com a jornalista e roteirista Jonina Leosdottir desde 2002, teve dois filhos em um relacionamento anterior. Vida pessoal Jóhanna Sigurðardóttir casou-se com Þorvaldur Steinar Jóhannesson em 1970. Eles tiveram dois filhos, nascidos em1972 e 1977. Depois de seu divórcio, a autora e dramaturga Jónína Leósdóttir (nascida em 1954) passou a ser sua parceira.

Elas obtiveram a união civil em2002. Em 27 de junho de 2010, no primeiro dia de vigência do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país, aprovados por unanimidade pelo parlamento Sigurðardóttir e Leósdóttir casaram-se. No entanto não houve cerimônia de casamento.

Johanna Sigurdardottir estreou a lei que entrou em vigor no domingo e legaliza o casamento homossexual A chefe do Executivo islandês, Johanna Sigurdardottir, casou-se com a sua companheira, a escritora Jonina Leosdottir. Fê-lo no domingo, dia da entrada em vigor da lei que legaliza os casamentos homossexuais naquele país nórdico, revelou ontem um dos seus conselheiros, Hrannar B. Arnarsson.

As duas mulheres casaram após terem apresentado um pedido de transformação da sua união civil em matrimónio, revelou a radiotelevisão islandesa RUV. Não foi celebrada qualquer cerimónia especial, garantiu, a propósito, o principal órgão de informação islandês. O Parlamento da Islândia tinha aprovado, no passado dia 12, por unanimidade, a legalização do casamento homossexual. Mas a lei só entrou em vigor no domingo.Até agora, os homossexuais podiam realizar uma união legal e beneficiar dos mesmos direitos que usufruem os casais heterossexuais. No entanto, essa união não era um verdadeiro matrimónio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário