sábado, 5 de junho de 2010

Wittig Monique

Wittig Monique (13 de julho de 1935 - 03 de janeiro de 2003) foi um escritora francesa e teórica feminista particularmente interessada em sexo e superar o contrato heterossexual. Ela publicou seu primeiro romance, L'opoponax, em 1964. Seu segundo romance, Les Guérillères (1969), foi um marco do feminismo lesbianismo.
Biografia
Monique Wittig nasceu em 1935 em Dannemarie em Haut-Rhin, França. Ela foi um dos fundadores do Mouvement de Libération des Femmes (MLF) (Movimento de Libertação da Mulher). Em 26 de agosto de 1970, acompanhado por numerosos outras mulheres, ela colocou as flores sob o Arco do Triunfo para homenagear a esposa do Soldado Desconhecido, esta acção simbólica foi considerado o evento fundador do feminismo francês .
Wittig obteve seu Ph.D. da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales , depois de concluir uma tese denominada "Le Chantier littéraire" Em 1971, ela participou da rouges Gouines ("diques Red"), o primeiro grupo de lésbicas em Paris . Ela também foi envolvida no Révolutionnaires Féministes (feministas "revolucionário"), um grupo radical feminista .
Em 1976, ela deixou Paris para os Estados Unidos onde lecionou em várias universidades, incluindo Vassar College, onde ministrou um curso no pensamento materialista, através do Programa de Estudos sobre as Mulheres, onde os alunos foram imersos no processo de corrigir a tradução americana da The Lesbian Body. Ela era uma professora de estudos da mulher e francês na Universidade do Arizona em Tucson, onde morreu de um ataque cardíaco em 3 de janeiro de 2003
Monique Wittig chama-se lésbica Radical. " Esta sensibilidade pode ser encontrado em todo os livros dela, onde ela mostrou apenas as mulheres. Para evitar qualquer confusão, ela declarou:
"Não existe tal coisa como as mulheres da literatura para mim, que não existe. Na literatura, eu não separar as mulheres e homens. Um deles é um escritor, ou um não. Este é um espaço mental onde o sexo não é determinante. One tem que ter algum espaço para a liberdade. Language permite isso. Este é sobre a construção de uma idéia do neutro, que poderia escapar da sexualidade ".
Um material teórico do feminismo, ela estigmatizados o mito da "mulher", chamou a heterossexualidade um regime político, e esboçou a base para um contrato social que lésbicas recusar:
"... E seria incorreto dizer que as lésbicas associar, fazer amor, viver com as mulheres, para" mulher "tem significado apenas em sistemas de pensamento heterossexuais e heterossexuais sistemas econômicos. Lésbicas não são mulheres." (1978)
Para Wittig, a categoria "mulher" só existe através de sua relação com a categoria "homem" e "mulher" sem relação com o "homem" deixaria de existir.
Wittig também desenvolveu uma visão crítica do marxismo, que obstruiu a luta feminista, mas também do próprio feminismo, que não põe em causa o dogma heterossexuais.
Através destas críticas, Wittig defendeu uma posição universalista forte, dizendo que a ascensão do indivíduo e da libertação do desejo exige a abolição das categorias de gênero.
.

Um comentário: