sábado, 17 de agosto de 2013

filmes com romance entre mulheres



Flores Raras, em cartaz nos cinemas, trata do romance entre a poetisa americana Elizabeth Bishop com a urbanista brasileira Lota de Macedo Soares, no Rio de Janeiro da década de 50. Na minha opinião, faltaram sal e pimenta no retrato dessa paixão tão arrebatadora. Como o colega André Fischer, diretor do Festival Mix Brasil, gostou do filme de Bruno Barreto, pedi que ele me apontasse outras produções bacanas com romance entre lésbicas ou que tivesse um tom de homossexualidade feminina. Abaixo, a lista do André e um pequeno comentário dele a respeito dos filmes.

Tomates Verdes Fritos (1991) – Dona de casa infeliz se interessa pela história contada por uma senhora em um asilo. Ela relata as dificuldades que duas mulheres tiveram ao enfrentar barreiras para viver um grande amor nos anos 30. Romance, preconceito e superação.



Tomates Verdes Fritos: amor e proconceitos na década de 30

O Par Perfeito (1994) – O universo lésbico underground americano é retratado por meio de uma original história de amor, cheia de idas e vindas, de duas estudantes universitárias. Ideal para quem gosta de filmes independentes e em preto e branco.



O Par Perfeito (Go Fish): cinema independente americano

Fogo e Desejo (1996) – Insatisfeitas com seus maridos ausentes, duas cunhadas indianas, que moram na mesma casa, acabam se envolvendo em um romance tórrido e cheio de culpas. O filme causou furor na Índia, onde cinemas chegaram a ser incendiados.



Fogo e Desejo causou furor na Índia por causa do tema polêmico por lá

Aimee & Jaguar (1999) – Durante a II Guerra, em plena Alemanha nazista, uma judia e a mulher de um oficial alemão vivem uma intensa história de amor, que sobrevive ao Holocausto. Baseado em uma história real.



Aimee & Jaguar: paixão na Alemanha nazista

Amigas de Colégio (2000) – Adolescentes que vivem em uma pequena cidade da Suécia descobrem o amor e enfrentam o preconceito na escola com muita atitude. Bem fofo!
Amigas de Colégio: amor de adolescentes na Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário